quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Divulgando: A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA EM PARCERIA COM A PROGRAMADORA BRASIL, PROMOVE CIRCUITO DE FILMES

Local de exibição: Auditório Helke Hering

Contatos: João Oscar do Espírito Santo joao@bu.ufsc.br - 3721-9472

Giovanni Fiorenzano – giofiorenzano@hotmail.com - 37219305

Débora Russiano – debora@bu.ufsc.br - 3721-9378

Programação:

Sargento Getúlio

Data: 15/11 sábado

14h00 horas

Classificação 14 anos

Duração: 85 min

Gênero: Ficção

Adaptação cinematográfica do clássico homônimo de João Ubaldo Ribeiro. O filme narra, em tom épico, a viagem realizada pelo sargento Getúlio e o motorista Amaro no cumprimento da missão de transportar um preso político de Paulo Afonso (BA) até Aracaju (SE). Durante a viagem, a situação política se altera e o sargento recebe ordens de soltar o preso. Desconfiado, ele insiste em prosseguir, o que o transforma em inimigo da ordem. Perseguido e sentindo- se traído, Getúlio vê no cumprimento da missão a única razão de sua existência. Lutando contra tudo e todos, ele continua até avistar Aracaju da Barra dos Coqueiros.

http://www.programadorabrasil.org.br/filme/299/

São Paulo Sociedade Anônima
D
ata: 18/11/2008

12h30 horas

Duração: 107 min

Classificação 12 anos

Gênero: Ficção

Grande painel sobre o impacto das transformações sociais e econômicas na cidade de São Paulo provocadas pelo surto da implantação da indústria automobilística no Brasil, sob a ótica de um indivíduo em ascensão. Após casar-se, ter amantes e progredir socialmente, unindo-se a um empresário do setor automobilístico, ele entra em crise e tenta abandonar sua carreira e sua vida conjugal.

http://www.programadorabrasil.org.br/filme/298/

O Prisioneiro da Grade de Ferro (Auto-retratos)
Data: 22/11/2008

14h00 horas

Duração: 123 min

Classificação: 16 anos

Gênero: Documentário
O sistema carcerário brasileiro visto de dentro: um ano antes da desativação da Casa de detenção do Carandiru, detentos aprendem a utilizar câmeras de vídeo e documentam o cotidiano do maior presídio da América Latina.

http://www.programadorabrasil.org.br/filme/184/

O Cineasta da Selva

Data: 25/11/2008

12h30 horas

Duração: 87 min

Classificação: livre

Gênero: suspense

Fatos são misturados a uma realidade imaginada, criada e encenada, neste documentário que conta a vida de um garoto (Silvino Santos, 1886-1970) que, nascido em Portugal, apaixona-se pelo Rio Amazonas. Na virada do século, com 13 anos, Silvino cruza o Atlântico em busca daquela Amazônia fantástica imaginada pelos europeus. Em 1913 realiza seu primeiro documentário de longa-metragem. Ele viveria sua aventura contracenando com grandes personalidades, testemunhando acontecimentos marcantes, do fausto à queda do monopólio da borracha. Filmando essa Amazônia do início do século, ele se torna um mito da selva e um dos pioneiros do cinema no Brasil.

http://www.programadorabrasil.org.br/filme/276/

Porto das Caixas

Data: 29/11/2008

14h00 horas

Duração: 80 min

Classificação: 12 anos
Gênero: Ficção
Uma mulher, querendo matar o marido que a oprime, procura ajuda de seu amante, de um soldado e de um barbeiro, mas eles se negam a cometer o crime. A cidade do interior onde moram revela a decadência: uma fábrica parada, um convento em ruínas, o barulho de trem, um vazio parque de diversões, uma feira sem entusiasmo, um comício sem força reivindicatória. Disposta a libertar-se do meio, a mulher decide colocar seu plano em prática sozinha.

http://www.programadorabrasil.org.br/filme/296/

O Homem Nu

Data: 02/12/2008

12:30 horas

Duração: 75 min.
Classificação: 12 anos

Gênero: Ficção
Sílvio Proença precisa embarcar a contragosto para São Paulo, a fim de divulgar seu novo livro. No aeroporto, encontra um grupo de velhos companheiros. Com o embarque cancelado devido a uma forte tempestade, o grupo segue para o apartamento de Marinalva, sobrinha de um dos amigos de Proença, onde o grupo dá continuidadeà reunião. Seduzido pela música e pelos encantos de Marinalva, Proença passa a noite ali mesmo, despertando no dia seguinte, completamente nu. Ainda zonzo da ressaca, vai apanhar o pão deixado à porta do apartamento. É quando o vento fecha a porta e o deixa completamente nu do lado de fora.

http://www.programadorabrasil.org.br/filme/169/

Nenhum comentário: