quarta-feira, 6 de maio de 2009

O Brasil é um dos maiores produtores de conhecimento

O Brasil alcançou a 13ª posição na classificação mundial em produção científica em 2008 - ultrapassou a Rússia (15ª) e a Holanda (14ª). De 19.436 artigos em 2007, essa produção subiu para 30.451 publicações em 2008.
Estados Unidos, China, Alemanha, Japão e Inglaterra são os cinco primeiros colocados, seguidos da França, Canadá, Itália, Espanha, Índia, Austrália e Coréia do Sul. Com esse aumento na produção científica, o Brasil passa a contribuir com 2,12% dos artigos de todos os 183 países.
O desempenho alcançado pelo Brasil é resultado da atuação das universidades e centros de pesquisa que atuam na pós-graduação universitária. Outro fator relevante no desempenho científico brasileiro é o apoio das agências federais no fomento à pesquisa e na formação de recursos humanos nos últimos anos, por meio da concessão de bolsas de estudo para cursos de pós-graduação stricto sensu e a disponibilidade do acesso livre ao conhecimento gerado mundialmente, oferecido pelo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Confira a evolução dos dados. (Assessoria de Imprensa da Capes)
http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/2651-brasil-e-o-13o-entre-os-maiores-produtores-de-conhecimento

2 comentários:

Luana Mello disse...

Oi Carol,

Vim aqui te conhecer por que vi você como seguidora do meu blog. Espero que possamos manter contato.

Um beijo!

Paula Carina de Araújo disse...

Oi amiga, eu vi essa notícia há alguns dias e repassei para meus colegas do Mestrado porque estamos discutindo questões relacionadas à comunicação científica no Brasil. É preocupante a forma como o governo coloca questões como essas. Precisamos parar para refletir o porque desse aumento na produção de conhecimento e se esse crescimento é realmente efetivo. Será que a produção aumentou apenas poque também aumentaram o número de cursos de mestrado e doutorado? De que forma essa produção científica vem sendo feita?
São alguns questionamentos que tem passado por minha cabeça nos últimos dias...

Bjs