terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

As tecnologias móveis quentes indicadas pelo Gartner

As tecnologias móveis continuam como as principais tendências do mercado para 2009 e 2010. O Gartner identificou as oito tecnologias sem fio que evoluirão significativamente nos próximos anos, impactando no curto prazo as estratégias e políticas do mercado móvel. São elas:

1. Bluetooth 3.0

A especificação Bluetooth 3.0 será lançada neste ano e os dispositivos com tal tecnologia começarão a chegar ao mercado em 2010. Segundo o Gartner, a versão 3.0 provavelmente irá incluir funcionalidades como ultra-low-power, modo que permitirá o uso de novos dispositivos, tais como periféricos e sensores, e novas aplicações, como monitoramento de saúde. O Bluetooth 3.0 terá suporte a três tecnologias: o Bluetooth clássico, Wi-Fi e ultrabanda larga (wideband-UWB). Mas é possível que o padrão tenha conectividade com outras especificações. Devido à sua ampla disponibilidade, a conectividade com o Wi-Fi será a mais importante no curto prazo e permitirá que celulares transfiram rapidamente grandes volumes de dados.

2. Interfaces para usuários móveis (UIs, na sigla em inglês)

O Gartner aponta que as UIs terão um grande efeito sobre a usabilidade e o suporte dos dispositivos móveis. Esta será uma área na qual haverá uma intensa competição entre os fabricantes em 2009 e 2010, que utilizarão as UIs para diferenciar seus aparelhos e plataformas. De acordo com a consultoria, a diversidade de UIs vão complicar o desenvolvimento e o suporte das empresas para aplicações de comércio eletrônico entre empresas (B2B) e transações entre empresas e consumidores (B2C). Por esse motivo, a consultoria alerta que os fabricantes devem esperar maior demanda dos usuários para suporte de aparelhos. Apesar disso, as interfaces tornarão mais acessível a web móvel em pequenos dispositivos e este será o melhor canal para clientes e empregados.

3. Sensor de localização

Com os sensores de localização, as aplicações móveis serão mais poderosas e úteis. No futuro, a localização será um componente-chave e reforçará outros sistemas, como o de presença móvel e de redes sociais móveis. O Gartner observa que a crescente maturidade dos sensores de localização em campo, utilizando tecnologia Wi-Fi abre um leque de novas aplicações que exploram a localização de equipamentos ou pessoas. Apesar de possibilitar a exploração de vários novos serviços, a aplicação pode criar novos desafios de segurança e de privacidade.

4. Wi-Fi 802.11n

O novo padrão de Wi-Fi 802.11n aumentará a taxa de transmissão de dados para 100 Mbps e 300 Mbps, e permitirá uma melhor cobertura em algumas situações. O padrão 802.11n deverá definir o desempenho da tecnologia Wi-Fi por diversos anos. O Wi-Fi de alta velocidade é desejável para aplicações de mídia streaming nos escritórios e residências. Para as organizações, o novo padrão exigirá novos pontos de acesso, novas interfaces para usuários sem fio, novas redes e um novo padrão Ethernet. Contudo, o Wi-Fi 802.11n será a primeira tecnologia de internet sem fio a permitir velocidades compatíveis com as de fio, comumente utilizadas para a conexão de PCs em escritórios. Segundo o Gartner, o novo Wi-Fi deverá ser considerado pelas empresas para equipar seus escritórios, substituindo os padrões antigos.

5. Tecnologias de displays

Durante 2009 e 2010, as novas tecnologias para displays terão um impacto no mercado, aumentando a vida útil da bateria e melhorando a qualidade da tela, permitindo o compartilhamento das imagens e informações de forma mais simples e fácil. Os displays passivos, como os usados em e-books, oferecerão novas formas de distribuição e consumo de documentos. A tecnologia de display, analisa o Gartner, será um meio de diferenciação e um importante critério de escolha para os consumidores.

6. Web móvel e widgets

A internet móvel vai emergir como uma meio de baixo custo para entregar aplicações móveis simples para um grande número de dispositivos. Ela tem algumas limitações que não poderão chegar a 2010, como o fato de não ter um padrão universal para o acesso do navegador a alguns serviços, como máquinas fotográficas e dispositivos GPS. No entanto, a web móvel oferece um atraente custo total de propriedade (TCO) sobre aplicações centradas no cliente. Widgets (pequenas aplicações de web móvel) são suportados por muitos navegadores móveis, e fornecem uma maneira simples para "alimentar" celulares e telas pequenas. Segundo o Gartner, as aplicações de web móvel serão muito utilizadas em estratégias móveis de B2C. Aplicações de thin-client também devem emergir como uma solução prática para aplicações corporativas usando conexões Wi-Fi ou celulares.

7. Banda Larga Móvel

As conexões de banda larga móvel tiveram uma explosão de vendas em 2008, impulsionadas pela disponibilidade de tecnologias e preços atraentes ofertados pelas operadoras de celular. O desempenho da tecnologia HSPA (High-Speed Packet Access) prevê um ou dois megabits no uplink e downlink. Em muitas regiões, HSPA oferece conectividade adequada para substituir hotspots Wi-Fi, e sua maturidade permite que as organizações comprem laptops com módulos de celular embarcados que fornecem um desempenho superior aos SIMcards.

8. Near Field Communication (NFC)

NFC fornece uma maneira simples e segura de comunicação entre celulares em distâncias curtas. O Gartner aponta que a NFC está emergindo como um padrão líder para aplicações móveis, tais como pagamento móvel, com experiências bem-sucedidas realizadas em vários países, e transferências de informações. O Gartner, entretanto, não espera muitas aplicações baseadas em NFC antes de 2010 em mercados maduros, como na Europa e os Estados Unidos. A consultoria acredita que é mais provável que o NFC se torne importante mais cedo nos mercados emergentes, com algumas implementações começando em 2010.

Nenhum comentário: